segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), é eleito presidente da Câmara

Com 271 votos, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi escolhido há pouco o novo presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2013/2015. O vencedor foi eleito em primeiro turno, em sessão de eleição que contou com a presença de 496 deputados. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) ficou em segundo lugar, com 165 votos, seguido de Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos. Foram registrados ainda 3 votos em branco.

O mandato de Henrique Alves terminará em fevereiro de 2015 e ele ficará no cargo, portanto, até o final do atual mandato da presidente Dilma Rousseff, que termina no fim de 2014. Favorito na disputa, Alves teve o apoio do PT e do governo. Com a eleição na ultima semana de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado, o PMDB passa a comandar Câmara e Senado pelos próximos dois anos.

o seu discurso de posse, Henrique afirmou que Câmara precisa se preocupar em analisar os temas de grande interesse nacional. Fazer uma pauta propositiva não é apenas para discutir, [o parlamento] não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir", disse. Há 42 anos na Câmara, Henrique Alves disse ser capaz de promover as mudanças pelas quais a Casa precisa passar por conhecer todas as “entranhas, qualidades, defeitos e imperfeições”.  “Esta Casa é a mais injustiçada dos Poderes, a mais injustiçada não pelos seus defeitos, mas por ela se expor, se abrir e ser transparente”, discursou Alves. 

Câmara também elegeu nesta segunda os demais integrantes da Mesa Diretora. Os líderes partidários haviam entrado em acordo sobre os deputados que seriam escolhidos para esses cargos. Confira os eleitos: Primeira vice-presidência da Câmara: André Vargas (PT-PR); Segunda vice-presidência: Fábio Faria (PSD-RN); Primeira-secretaria: Márcio Bittar (PSDB-AC); Segunda-secretaria: Simão Sessim (PP-RJ); Terceira-secretaria: Maurício Quintella Lessa (PR-AL); Quarta-secretaria: Carlos Biffi (PT-MS); Suplentes: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Vitor Penido (DEM- MG) e Wolney Queiroz (PDT-PE).

*Com informações do G1.com e da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário