domingo, 15 de julho de 2012

Operação Veraneio alerta para a prevenção das DST e Aids em Salinópolis

Durante todos os finais de semana do mês de julho, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) percorrerão os balneários mais procurados pelos veranistas para orientá-los sobre a importância da prevenção das DTS/Aids, hepatites virais e dengue. Em Salinópolis, as atividades acontecem no mercado municipal e na praia do Atalaia, principais pontos de concentração dos banhistas.
As ações preventivas incluem distribuição de preservativos masculinos, fôlderes, cartazes com orientações sobre os cuidados que a população deve ter - em especial o público jovem - com as doenças sexualmente transmissíveis. Segundo Tomaz Brito, coordenador das atividades em Salinópolis, a ideia é alcançar o maior número de pessoas para atingir o objetivo da campanha. “Estes locais foram escolhidos estrategicamente pelo grande número de pessoas que passam por aqui neste período”, explicou.
Além de Salinópolis, o trabalho de prevenção acontece simultaneamente em Belém, no Terminal Rodoviário, nos portos do Arapari e Bom Jesus, em Outeiro, e no distrito de Mosqueiro. A praia de Ajuruteua, em Bragança, e os municípios de Vigia de Nazaré, Marudá, Abaetetuba e Barcarena também recebem a campanha. Com o apoio dos Centros Regionais de Saúde, as ações ainda acontecem em outras localidades do Estado, incluindo a Ilha do Marajó e os municípios do Baixo Tocantins, no oeste paraense. As ações acontecem por meio do departamento de Vigilância em Saúde do Estado, com apoio das Coordenações Estaduais de DST/Aids e de Hepatites Virais da Sespa.
Suporte
Para garantir o atendimento da população neste mês de julho, o Hospital Regional de Salinópolis reforçou a escala de plantão, colocando à disposição dos pacientes 16 profissionais para o apoio administrativo e mais 79 para o operacional, entre técnicos de Raios-X e médicos dermatologistas, cirurgiões, obstetras, traumatologistas, pediatras, além de clínico geral.
Segundo a diretora do HRS, Merian Benoliel, a população de Salinópolis aumenta sete vezes neste período, por isso foi necessário ampliar a grade de plantão para garantir o bom funcionamento do hospital. “Estamos preparados para oferecer o melhor atendimento aos veranistas que visitam o local, assim como para os moradores da cidade”, afirmou.
O hospital, de média complexidade, dispõe de 43 leitos e oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas. Além da população local, o hospital ainda atende pacientes vindos dos municípios próximos, como Santarém Novo, Santa Luzia, São João de Pirabas e Ourém.
Até o dia 12 deste mês, o hospital registrou 10.379 atendimentos, dos quais o maior número 6.641 foi de consultas médicas, serviços de enfermagem e assistência social. Entre os principais agravos estão o alcoolismo, agressão física, ferimentos com arma branca, acidentes traumáticos e ferimentos corto-contusos. Também foram atendidas doze vítimas de acidentes de trânsito, sete condutores de motocicletas, três de carros, uma vítima de atropelamento e outro não específico. Apenas dois pacientes vieram a óbito, vítimas de acidentes com motocicletas.
De acordo com Merian Benoliel, a falta de atenção aliada à imprudência facilita os acidentes de trânsito. “Alguns fatores contribuem para o número crescente dessas ocorrências, como a não utilização do capacete e até mesmo o consumo excessivo de álcool e drogas, que infelizmente envolvem, na maioria, pessoas jovens”, destacou.
A diretora do Hospital Regional orienta os veranistas a redobrarem a prevenção nestes dois últimos finais semana do mês. “A tendência é aumentar o número de visitantes, por isso é importante que todos fiquem atentos aos cuidados necessários no trânsito, na prevenção de afogamentos, e, principalmente, evitando o excesso de bebidas alcoólicas”, concluiu.

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário