quarta-feira, 20 de junho de 2012

Padre impede primeira eucaristia de menino autista e gera polêmica no RS


 
A DECISÃO DE UM PADRE DE BOM PRINCÍPIO , NO RIO GRANDE DO SUL  CAUSOU REVOLTA ENTRE OS MORADORES DO MUNICÍPIO DE 11,8 MIL HABITANTES NO ÚLTIMO DOMINGO (17). O PÁROCO NEGOU A PRIMEIRA COMUNHÃO A UM ADOLESCENTE AUTISTA DE 13 ANOS, QUE RECEBERIA A EUCARISTIA JUNTAMENTE COM OUTRAS 34 CRIANÇAS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO. A FAMÍLIA ESTÁ INCONFORMADA COM A ATITUDE DO SACERDOTE, QUE AFIRMA NÃO TER SIDO MOVIDO PELO PRECONCEITO. DE ACORDO COM A MÃE, MARIA SILVANI MALDANER, DE 41 ANOS, O MENINO JÁ ESTAVA NA FILA QUE SE FORMAVA NO INTERIOR DA IGREJA QUANDO O PÁROCO DISSE QUE NÃO IRIA DEIXAR O GAROTO PARTICIPAR DO RITUAL.

"O PADRE PASSOU RETO POR MIM E DISSE QUE MEU FILHO NÃO FARIA A PRIMEIRA COMUNHÃO. MAS O GURI JÁ ESTAVA TREINADO, ELE QUERIA MUITO ISSO. TU SABES O QUE É TER DE SEGURAR A MÃO DE UMA CRIANÇA QUE IA RECEBER JESUS E NÃO VAI POR CAUSA DE UM PÁROCO?", LAMENTA A SILVANI. O GAROTO, BATIZADO PELA IGREJA CATÓLICA, PARTICIPOU DAS AULAS DE CATEQUESE JUNTO COM OUTRAS CRIANÇAS NA PARÓQUIA. A FESTA PARA O MENINO JÁ ESTAVA PREPARADA, E CERCA DE 90 PESSOAS HAVIAM SIDO CONVIDADAS.
O PADRE PEDRO JOSÉ RITTER SE DEFENDE E DIZ QUE A IGREJA DISPENSA NECESSIDADE DO RITO DA EUCARISTISA EM CASOS COMO ESSE. ELE CHEGOU A ENSAIAR NORMALMENTE COM O MENINO UMA SEMANA ANTES DA CERIMÔNIA, QUE TERIA SE NEGADO A RECEBER A HÓSTIA. O SACERDOTE AFIRMA QUE O ADOLESCENTE NÃO ESTAVA PREPARADO PARA ENTENDER O SENTIDO DA COMUNHÃO. "NÃO POSSO ABRIR A BOCA DELE COM FORÇA E LARGAR UM PEDACINHO DA HÓSTIA LÁ DENTRO. TEM DE SER UM ATO LIVRE E ESPONTÂNEO", SUSTENTA.


A MÃE, MUITO RELIGIOSA, TREINOU O FILHO DURANTE QUATRO MESES PARA A OCASIÃO DEVIDO AO GRAU ELEVADO DE AUTISMO SOFRIDO POR ELE. MESMO ASSIM NÃO CONSEGUIU FAZER O MENINO ACEITAR A HÓSTIA DURANTE O ENSAIO. A ATITUDE DO SACERDOTE, NO ENTANTO, SEGUE SENDO CRITICADA PELA POPULAÇÃO E GEROU UM DEBATE NAS REDES SOCIAIS. A SITUAÇÃO ENVOLVENDO O PADRE E O GAROTO AUTISTA SERÁ ANALISADA PELO BISPO DA DIOCESE DE MONTENEGRO , DOM PAULO DE CONTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário