sábado, 7 de abril de 2012

Hoje, 07 de abril é comemorado o Dia Nacional do Jornalista


O Dia Nacional do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que chegou a São Paulo em 1826, aos 28 anos de idade. Três anos depois, fundou o jornal "Observador Constitucional", onde denunciava os desmandos e excessos cometidos pelo governo de Dom Pedro I.

No dia 20 de novembro de 1830, durante uma passeata promovida por estudantes do Curso Jurídico de São Paulo para comemorar a revolução liberal que, na França, depusera o rei Carlos X, Badaró sofreu um brutal atentado à bala ao chegar a sua casa, na rua São José, hoje rua Líbero Badaró, vindo a falecer no dia seguinte, com apenas 32 anos de idade.

Pouco antes de morrer, Badaró teria dito “Eu sei que vou morrer! Morre um liberal, mas não morre a liberdade”. Segundo historiadores, a ordem para matar o jornalista pode ter partido do próprio imperador, fato que este fez com o povo o homenageasse como mártir da liberdade. Sua prematura e violenta morte aumentou o descontentamento e os protestos contra o absolutismo de D. Pedro I, que abdicou em 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o "Dia do Jornalista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário