sexta-feira, 25 de maio de 2012

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até o dia 1º de junho

O Ministério da Saúde (MS) prorrogou em uma semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que começou no ultimo dia 05 de maio e estava prevista para terminar amanhã (25), desta forma as pessoas têm agora até o próximo dia 1º de junho para receber a vacina que é oferecida gratuitamente em 34 mil postos de saúde espalhados pelo país e protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011 – inclusive o da Influenza H1N1.

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) indicam que até as 11hrs da manhã desta sexta-feira (24), 16,6 milhões de pessoas haviam sido vacinadas, o que representa apenas 55,21% do público-alvo que é de pouco mais de 30 milhões de pessoas. Os dados do SI-PNI apontam que no RN a campanha já alcançou 289.055 pessoas, o que representa o percentual de 59,68% das pessoas a serem vacinadas.

Em São Miguel até o momento já foram feitas 3.130 aplicações da vacina, número este que equivale a 75,24% do público-alvo que é composto por 4.160 pessoas. No município a maior cobertura vacinal ocorre no grupo dos idosos com mais de 60 anos de idade que já tem 79,27% deste público vacinado. Por outro lado a menor cobertura vacinal é registradas entre as grávidas que alcançam até o momento a marca de 57,39%.

Em sua 14ª Edição a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe tem como objetivo imunizar 24,1 milhões de pessoas que formam os seguintes grupos prioritários recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas, detentos, pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% a 45% o número de internações por pneumonias e entre 39% e 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a imunização reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, de 50% a 68%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário