sábado, 12 de maio de 2012

Estado aumenta número de carros-pipa no município de Luís Gomes


O abastecimento de água no município de Luís Gomes, na Região do Alto Oeste, recebeu reforço de 224 mil litros de água por dia, com a entrada em operação de mais sete carros-pipa, do Exército Brasileiro. A medida faz parte da ação conjunta desenvolvida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN).

Agora são 13 caminhões, cada um com capacidade para transportar 8 mil litros de água, realizando quatro viagens por dia, o que totaliza 416 mil litros de água diariamente, informa o gerente da Regional Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres.

Luis Gomes, que possui altitude de 700 metros, distante 442 quilômetros de Natal, passa por problema de desabastecimento de água desde novembro de 2011, quando secou o açude Lulu Pinto, único manancial disponível no município. Os carros-pipa captam água em uma estação elevatória da Caern, em Pau dos Ferros, e transportam o líquido para as 18 caixas de água instaladas em pontos estratégicos da cidade, para distribuição gratuita à população.

Toda a população está sobrevivendo com a água abastecida por esses carros. No entanto, a quantidade destinada estava pouca para atender a demanda, mesmo muita gente comprando água do próprio bolso. Com essa nova medida, a esperança é que o sofrimento das famílias diminua.

POÇOS

Paralelo à ação da Caern, a Semarh perfurou dez poços, dos quais cinco apresentaram resultado com boa vazão de água. A Secretaria tem a previsão de perfurar mais dez poços. A opção dos poços é emergencial para garantir água para o abastecimento a curto prazo. A solução definitiva para a cidade de Luís Gomes virá com a retomada das obras do sistema adutor Alto Oeste. A Semarh está negociando a retomada desta obra para o final do mês de maio.

O município de Luís Gomes recebeu uma equipe da Defesa Civil Estadual na manhã de ontem. Os técnicos da Defesa Civil do RN foram acompanhados dos membros do Grupo de Apoio a Desastres (GADE), composto pelo major Michelsen de Faria e José Araújo, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Depois da visita, será elaborado um relatório pela equipe e enviado à presidente Dilma Rousseff.

Desde terça-feira, 8, a Defesa Civil Estadual deu início a uma série de visitas técnicas, aos municípios do interior do Rio Grande do Norte, atingidos pela estiagem/seca. O objetivo dessa visita é verificar, por amostragem, a situação nos municípios, bem como apoiar no que for necessário, inclusive nas orientações quanto aos procedimentos da situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário