terça-feira, 21 de agosto de 2012

Brasil deixa última posição do ranking de distribuição de renda da América Latina

O Brasil conseguiu reduzir a desigualdade na distribuição de renda nos últimos anos, mas ainda é o quarto País com maior discrepância da América Latina, de acordo com o estudoEstado das cidades da América Latina e do Caribe 2012 — Rumo a uma Nova Transição Urbana, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça-feira (21). 
Em 1990, era número 1 do ranking das nações com pior distribuição de renda. O resultado, que considera o ano de 2009, deve ser comemorado, afirma Erik Vittrup, oficial principal de assentamentos humanos da ONU. 
Segundo ele, o Brasil é um laboratório de inovações de gestão de cidades, com bons exemplos de que o País está evoluindo. 
— Curitiba tem um modelo exemplar de transporte. O Rio de Janeiro mostra que é possível combater a violência com inclusão social, usando a UPP Social. E São Paulo tem um ótimo modelo para combater os gases do efeito estuda. Contudo, ainda há cidades que não conseguem captar verbas federais porque nem conseguem fazer projetos.
A desigualdade de renda é maior apenas na Guatemala, Honduras e Colômbia, de acordo com o relatório. Os países com melhor resultado são Costa Rica, Equador, El Salvador, Peru e Uruguai. 
A Venezuela permanece com menor índice de desigualdade na distribuição de renda da América Latina e Caribe, mas ainda tem número superior ao dos Estados Unidos e de Portugal — país mais desigual da zona do euro.
Uma das formas de diminuir a desigualdade é apostar na densidade populacional (mais habitantes por área) em vez de ocupar mais terras, explica Vittrup.
— As microeconomias reduzem a desigualdade, pois geram emprego e renda. A cidade com melhor tratamento de espaço público, mais densa, gera mais oportunidades para essas pequenas economias.
+ Conheça os países com maior desigualdade
 Guatemala
 Honduras
 Colômbia
 Brasil
 República Dominicana
 Bolívia
- Conheça os países com menor desigualdade
 Venezuela
 Uruguai
 Peru
 El Salvador
 Equador
 Costa Rica
Fonte: ONU (Organizações das Nações Unidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário