O valor é
uma estimativa da Receita Federal de quanto o governo deixará de
arrecadar em impostos para compensar as emissoras de rádio e TV do país
pela exibição da propaganda política _tanto os blocos de programas
quanto as inserções avulsas.
Na hora de
pagar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, as emissoras abatem do
lucro líquido o equivalente a 80% do que cobrariam de anunciantes caso o
espaço ocupado por propaganda eleitoral fosse preenchido por anúncios.
Isso compensa a perda de faturamento que rádios e TVs registram em épocas de campanhas eleitorais.
A Receita
Federal trata a renúncia fiscal do horário eleitoral como gasto
tributário. Na mesma categoria, estão impostos que não são arrecadados
por causa de benefícios sociais (como o o Prouni e o PAT _Programa de
Alimentação do Trabalhador).
Com o PAT,
em que as empresas têm benefício fiscal por oferecerem refeições
gratuitas ou subsidiadas a seus funcionários, o governo deixará de
arrecadar neste ano R$ 584 milhões em impostos. Com o Prouni, de acesso à
universidade, serão R$ 784 milhões.
Ou seja, a propaganda eleitoral custa mais caro ao governo do que alimentar todos os trabalhadores do país.
As informações são do jornalista Daniel Castro / R7
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