segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Horário Eleitoral vai custar R$ 606 milhões aos cofres públicos

O valor é uma estimativa da Receita Federal de quanto o governo deixará de arrecadar em impostos para compensar as emissoras de rádio e TV do país pela exibição da propaganda política _tanto os blocos de programas quanto as inserções avulsas.
Na hora de pagar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, as emissoras abatem do lucro líquido o equivalente a 80% do que cobrariam de anunciantes caso o espaço ocupado por propaganda eleitoral fosse preenchido por anúncios.
Isso compensa a perda de faturamento que rádios e TVs registram em épocas de campanhas eleitorais.
A Receita Federal trata a renúncia fiscal do horário eleitoral como gasto tributário. Na mesma categoria, estão impostos que não são arrecadados por causa de benefícios sociais (como o o Prouni e o PAT _Programa de Alimentação do Trabalhador).
Com o PAT, em que as empresas têm benefício fiscal por oferecerem refeições gratuitas ou subsidiadas a seus funcionários, o governo deixará de arrecadar neste ano R$ 584 milhões em impostos. Com o Prouni, de acesso à universidade, serão R$ 784 milhões.
Ou seja, a propaganda eleitoral custa mais caro ao governo do que alimentar todos os trabalhadores do país.
As informações são do jornalista Daniel Castro / R7

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